Perfil do empreendedor brasileiro: entenda as principais características e desafios
O povo brasileiro é conhecido por sua criatividade e persistência. Por isso, ao longo dos anos, diversas pessoas encontraram realização em conseguir ter um negócio próprio. Enquanto muitos buscaram esse caminho por opção, outros, por conta de diferentes contextos e oportunidades, empreendem por necessidade. São esses e outros múltiplos aspectos que formam o complexo e diverso perfil do empreendedor no Brasil, que está em constante mudança e evolução.
Uma das principais fontes de informação sobre o assunto vem da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que no Brasil é conduzida por uma parceria entre o Sebrae, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o IBQP (Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade).
O relatório de 2017 mostrou que existem mais de 49 milhões de empreendedores ativos no Brasil. Ao mesmo tempo, o estudo apontou que apenas 17,9% da população sonha em ter o seu próprio negocio. Em contrapartida, 56,5% afirma conhecer pessoalmente alguém que começou um empreendimento nos últimos anos.
Esses dados mostram um viés do cenário e da mentalidade empreendedora no Brasil, que é, também, um caminho exigente, permeado por desafios e riscos. Afinal, quais são as facetas do perfil do empreendedor brasileiro e que lutas ele precisa travar para manter um negócio lucrativo e sustentável no país? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!
Sumário
Quais são as principais características que compõem o perfil do empreendedor brasileiro?
De acordo com o relatório de 2017, a taxa total de empreendedores é de 36,4%. Isso significa que de cada 100 brasileiros adultos, 36 deles estão conduzindo seu próprio negócio em algum estágio de desenvolvimento, seja ele inicial ou consolidado. Dentro desse contexto, existem alguns parâmetros que podemos analisar para entender melhor quem é o empreendedor brasileiro. Alguns deles são:
Gênero
Levando em conta a população do país, o perfil do empreendedor é formado 37,9% de homens e 35% de mulheres. Pode-se perceber que existe uma ligeira diferença entre os gêneros. No entanto, quando assunto são os empreendimentos iniciais, mulheres saem um pouco na frente, representando 20,7% — em comparação aos 19,9% dos homens.
Faixa etária
Jovens de 25 a 34 anos se destacam sendo os mais ativos na geração de negócios, representando 42,2% da população. Juntos ao grupo de 18 a 24 (23,6%), somam mais de 15 milhões de brasileiros empreendedores. Segmentos de 35 a 44 anos e 45 a 54 também não ficam muito atrás: apontam 39,6% e 40,7% respectivamente.
Ademais, são grupos com resultados expressivos em relação a negócios já estabelecidos (20,6% e 25,9%). A faixa entre 55 e 64 anos tem um bom número de empresários (32,3%), mas são os que menos se arriscam a abrir novos empreendimentos (10,3%).
Nível de escolaridade
Outro ponto importante para entender o perfil do empreendedor no Brasil é o nível de escolaridade. Um dado que chama atenção é que os grupos mais ativos são compostos por pessoas com ensino fundamental incompleto e completo.
Juntos, somam 78,4%. Esses empresários também apresentam números mais expressivos de negócios inicias e consolidados. Os que têm ensino superior completo ou mais são os que menos empreendem (30,7%), não muito distante dos que concluíram o ensino médio (34,4%).
Renda familiar
53,6% dos empreendedores tem renda de mais de 6 salários mínimos. Esse grupo também é o que apresenta atividade mais intensa no que se refere a negócios estabelecidos (39,5%). Os outros segmentos são mais equilibrados:
- 38,8% recebem até um salário mínimo;
- 32,8% de 1 a 2;
- 36,8% entre 2 e 3;
- 39,3% de 3 a 6.
Quais são os desafios mais comuns de se empreender no Brasil?
Na pesquisa conduzida pela GEM, especialistas apontaram que os três fatores limitantes para empreender no Brasil são:
- questões relacionadas a políticas governamentais (86,7%);
- falta de programas de incentivo e apoio financeiro (45%);
- contexto de crise política e econômica (28,3%).
De fato, os assuntos assinalados pelos profissionais consultados são dilemas que precisam ser enfrentados por empresários na conjuntura nacional. No mais, alguns desafios que merecem destaque são os listados abaixo:
Gestão de pessoas
Coordenar pessoas, mantê-las motivadas e alinhadas com os objetivos e estratégias traçadas são grandes desafios para qualquer empresa, especialmente para startups e pequenos empreendimentos, que ainda estão amadurecendo sua cultura organizacional e modelo de negócios.
Complexo sistema tributário e burocracias
A legislação brasileira é conhecida por ser intrincada, de modo que o empreendedor deve ter muita atenção sempre para não sofrer punições com multas e taxas extras. No mais, a carga tributária no país também é notoriamente alta, o que coloca um peso a mais na gestão financeira.
Marketing e vendas
Dores frequentemente assinaladas pelo empreendedor brasileiro estão ligadas ao marketing e vendas, no sentido de conseguir fazer um bom trabalho de divulgação, gerar leads e garantir a satisfação do usuário e reter clientes.
O que é importante ter em mente para empreender no Brasil?
Apesar dos desafios, o empreendedorismo cresce em território nacional. Para ter sucesso nessa empreitada, confira algumas dicas fundamentais a seguir.
Compartilhe sua ideia
Muitos não gostam de compartilhar com outros amigos sobre sua ideia de negócios com medo de que alguém vai roubá-las. Na verdade, quanto mais o empreendedor aproveitar oportunidades para falar sobre o assunto, melhor: ele vai colher feedbacks valiosos e diferentes pontos de vista que o ajudarão a ver falhas e pontos de melhora em seu projeto.
Valide suas hipóteses
Metodologias de modelagem rápida — como a Lean Startup, Canvas e Design Thinking — orientam empreendedores a criar protótipos dos serviços ou produtos que eles desejam vender para validá-los com o público. Essas abordagens são muito úteis, pois ajudam o empresário a colocar a mão na massa e aprender mais rápido com seus erros na medida em que seu negócio ganha tração.
Procure por investidores ou aceleradoras
Aceleradoras de startups agregam muito valor ao desenvolvimento de negócios uma vez que elas oferecem suporte, mentoria, treinamentos, ferramentas e táticas que ajudam o empreendedor a evoluir. Ademais, elas apresentam boas oportunidades para o empresário reforçar o networking e conseguir investimentos.
Tenha foco
Crie uma rotina, utilize ferramentas que facilitem a gestão de suas atividades (Trello, Airtable, Pipefy, entre outras), não mude o foco do seu negócio sempre que alguma grande empresa solicitar e apesar de sua equipe ser (provavelmente) muito enxuta, determine os papéis de cada um. Foque no que é mais importante e saiba priorizar as atividades!
O perfil do empreendedor brasileiro é multifacetado e tão rico quanto o país, que tem espaço de sobra para que cada vez mais pessoas desenvolvam seu potencial e coloquem suas ideias em prática.
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