Os três sócios estavam agitados naquela manhã de 29 de julho de 2015. Correndo de um lado para o outro, Bráulio, Fabiano e Paulo carregavam no peito a emoção de ver nascer um sonho: criar a maior plataforma de atendimento psicológico da América Latina.

O que eles não imaginavam é que um dia alcançariam mais de 1000 atendimentos online, mais de 2.800 pacientes registrados e 1.700 psicólogos cadastrados. Ao participar do programa de aceleração da Oxigênio, eles criam um negócio sólido e cresceram muito.

Conheça, a seguir, a história da Psicologia Viva, uma startup de Belo Horizonte que conseguiu crescer 350% com a Oxigênio. Confira!

Uma ideia, três amigos e o começo de um projeto

Tudo começou quando Bráulio fazia mestrado na área da saúde e encontrou diversos estudos que apontavam a terapia online como um método eficaz no tratamento de várias patologias. Interessado pelo assunto, decidiu pesquisar o mercado e ficou surpreso ao descobrir que os sites só ofereciam a função de agendamento e pagamento das sessões.

Assim como muitos empresários, Bráulio ficou pensando nisso por um tempo. Até que um dia conheceu Fabiano e Paulo. Ambos já tinham experiência com softwares e seriam as pessoas certas para embarcar com ele nesse plano. Ele então chamou os dois e apresentou a ideia para os amigos.

Juntos, os três elaboraram um projeto e lançaram a Psicologia Viva, uma plataforma de atendimento psicológico, que conecta profissionais aos pacientes em qualquer lugar do mundo. Por meio da tecnologia, eles democratizaram o acesso à consulta psicológica e montaram uma ferramenta de gestão completa.

Aos poucos, a Psicologia Viva começou a crescer, mas, como ainda era um desenvolvimento lento, eles começaram a buscar formas de impulsionar o seu negócio e torná-lo escalável e sustentável. Então, passaram a mapear planos de saúde, a fim de encontrar oportunidades de parceria.

O primeiro contato com a Oxigênio veio desse trabalho. “Nós estávamos fazendo esse mapeamento e vimos que a Oxigênio é da Porto Seguro. Foi assim que nós vimos que a Oxigênio estava lançando um programa de aceleramento e decidimos tentar, mas no primeiro processo não conseguimos”, explica o cofundador Fabiano Carrijo.

Isso não impediu a Psicologia Viva. A startup reestruturou os processos internos, melhorou o seu planejamento estratégico, montou um novo pitch e tentou novamente. “No segundo processo, conseguimos passar e avançar no programa”, declarou o sócio, feliz.

O crescimento e a ajuda da Oxigênio para tirar a startup do papel

A vontade de participar do programa de aceleração da Oxigênio veio de uma decisão estratégica. “A Oxigênio é muito forte com saúde. A Porto Seguro é uma das maiores operadoras de planos de saúde da América Latina. O valor que a Oxigênio aporta não é o mais atrativo, realmente é o smart money que ele nos dá e que até hoje são o maior cliente da Psicologia Viva.”, explica Fabiano.

A história da Psicologia Viva é também a de muitas startups. Muitas vezes, os gestores precisam mais do que apenas o dinheiro para alavancar o seu projeto e fazê-lo acontecer. Esse é um objetivo que muitos fundadores que estão em busca de crescimento têm: fazer não apenas o seu negócio crescer, mas ser uma autoridade e ser reconhecido por isso.

Neste contexto, participar de um programa de aceleração pode ser essencial para muitas startups. “Não tem nem comparação o nosso crescimento antes da Oxigênio e depois”, relata Fabiano.

O esquema de aceleração da Oxigênio é uma iniciativa que auxilia os empreendedores a entender como reunir recursos, conhecimentos e estratégias para impulsionar o negócio. Com uma equipe de suporte, um mentor e os diversos benefícios oferecidos pelo programa, muitas startups conseguem sair do papel e estruturar modelos de negócios escaláveis e sustentáveis.

O programa de aceleração da Oxigênio e o sonho que virou realidade

Uma vez dentro do programa, a Psicologia Viva teve uma agenda cheia por quatro meses. A startup tinha encontros quinzenais com os diretores executivos da Porto Seguro. “Eles refinaram o nosso pitch de apresentação e nos conectaram com a própria Porto para fazer business”, explica Fabiano.

Cada startup recebe um “padrinho”, que é responsável por abrir as portas da empresa para os empreendedores. Sem contar com a mentoria realizada pelo time de Liga Ventures, com o intuito de aprofundar conhecimentos e concentrar estratégias para alavancar o negócio. Para isso, são analisadas as suas dores e falhas e, a partir desse diagnóstico, cada empresa é direcionada para os melhores especialistas do mercado nesses aspectos levantados.

Dentro da programação, as startups ainda recebem treinamentos e participam de eventos. O contato com diferentes empresas tem o intuito permitir que os gestores encontrem oportunidades de negócio e façam parcerias, para que o seu foco se mantenha no desenvolvimento na atividade-fim da organização. Assim, eles recebem créditos e descontos que poderão usar com assessoria de imprensa, jurídica, designers, programadores, entre outros.

“A Oxigênio valida se o seu negócio vai ter fit com a Porto mesmo, na prática. Depois, conectam com os clientes. O mais legal é que a Oxigênio nos conecta com todos os clientes da Porto também”, conta Fabiano.

O resultado do programa de aceleração não demorou a vir, o número de acesso e consultados realizadas na plataforma cresceu e a equipe dobrou. Hoje, a Psicologia Viva tem 25 pessoas atuando no Brasil e uma equipe no Chile, dando suporte à América Latina, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 24 horas.

“Aumentamos 350% em consultas realizadas na plataforma, já o número de acessos foi bem além dos 350%”, comemora Fabiano.

Podem participar do programa de aceleração da Oxigênio startups de todos os tamanhos que tenham compatibilidade com algum dos negócios da Porto Seguro. A empresa dispõe de um portfólio de mais de 82 produtos, que abrangem desde a área de teatro até serviços residenciais.

Durante o processo seletivo, serão analisados o produto, a equipe, o tamanho do mercado e o modelo de negócios. Para além disso, será avaliado o quanto a Oxigênio consegue ajudar no crescimento da startup por meio da expertise do Grupo Porto Seguro.

Fazer parte do programa de aceleração da Oxigênio pode ser uma experiência transformadora para o seu negócio. O esquema oferece benefícios relacionados não apenas infraestrutura e consultorias, mas também proporciona a oportunidade de a empresa receber orientação de especialistas do mercado, fortalecer seu networking e gerar oportunidades de negócios.

Tem interesse? Quer conquistar resultados como o da Psicologia Viva? Então não perca tempo, acesse o nosso site e saiba como se inscrever. Basta acessar a nossa página de contato!