Toda Startup passa por uma série de momentos importantes que, ao longo do caminho, fazem a diferença e a consolidam no mercado. O programa de aceleração é um desses passos essenciais, sendo capaz de verdadeiras transformações para a Startup dar aquela guinada necessária rumo ao sucesso e, principalmente, sair do papel e virar realidade.

Por isso, podemos dizer que a aceleração é um divisor de águas para esse tipo de negócio. Indo além, é com a ajuda de um bom programa como esse que a Startup pode chegar aonde quer, de um jeito seguro, com boas perspectivas e recebendo todo o apoio que precisa. O melhor é ainda poder contar com a ajuda de profissionais experientes e altamente qualificados.

Que tal saber mais sobre o programa de aceleração? Reunimos, neste material, várias informações que podem ajudar você a entender ainda mais sobre isso. Confira!

Dados de Startups no Brasil

Você sabia que, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem cerca de 6 mil Startups no Brasil? Mas esse número pode ser muito maior, indo facilmente para o montante de ao menos 9 mil negócios identificados como Startups. Ou seja: são muitos novos projetos no país!

E o mais bacana desse cenário é que ano após ano nascem outras propostas, consolidam-se ideias e os brasileiros vão ganhando espaço dentre os que mais estão apostando em novas soluções para tantos assuntos. Outro dado, também da ABStartups, que confirma isso é que a cada ano o número de Startups cresce em 20% — mostrando a força do negócio.

Sem contar que, em 2018, o Brasil ganhou os seus primeiros unicórnios, que é o termo usado para Startups que valem mais de US$1 bilhão. Isso certamente incentiva outros empreendedores a continuarem se desenvolvendo, procurando formas de crescimento e apostando em um bom programa de aceleração.

Mas e o perfil de quem está por trás desse movimento que é extremamente benéfico para a economia? São, em sua maioria, jovens na faixa dos 30 e 40 anos, com uma certa experiência já em negócios e que passaram por algum outro projeto que não deu certo, mas que deram as ferramentas ideais para continuar a acreditar e, assim, saber qual melhor caminho a seguir.

Aliás, é importante ressaltar um detalhe muito importante no perfil dos brasileiros que estão à frente das Startups: eles são resilientes. Isso significa que mesmo no pior cenário para o empreendedorismo, são pessoas que não desistem, muito pelo contrário, aprendem com as falhas e evoluem. E isso é algo muito bacana que leva, pouco a pouco, à maturidade desse modelo de empresa.

O que é um programa de aceleração de Startups?

A primeira coisa que você precisa saber é: entrar em um programa de aceleração não significa que a sua Startup estará garantida com o sucesso que deseja. Mas o programa realmente poderá fazer uma grande diferença nessa caminhada e ajudar em todos os desafios que você tem pela frente.

Só para você ter uma ideia, durante o programa de aceleração, o seu projeto estará muito mais conectado ao ecossistema de empreendedorismo. Com isso, você terá acesso a muito conhecimento, ajuda constante de um mentor, uma forcinha no networking e, um dos pontos altos, um investimento que pode ser aquele fôlego que sua ideia precisa.

Quer mais? Um bom programa de aceleração ajuda sua Startup a conectar muitos parceiros importantes, empresários atuantes no mercado e que são bem-sucedidos, e tudo isso com o objetivo principal de ser um aliado fortíssimo no desenvolvimento e amadurecimento do seu negócio — ótimo, não é mesmo?

O que muda na vida das Startups que participam desses programas?

Podemos dizer com toda a certeza que muita coisa muda! Com todo o apoio que mencionamos no tópico anterior, a transformação e crescimento da sua Startup acontecerá de uma forma segura e repleta de ferramentas que são necessárias para a sua consolidação.

É claro que, como dissemos, o programa de aceleração não é uma garantia, mas há grandes chances de, seguindo os conselhos e apontamentos da aceleradora, dar muito certo. Lembre-se de que os momentos iniciais de um negócio sempre são cheios de incertezas e muitas dúvidas, e contar com profissionais que entendem como isso funciona é essencial.

Segundo Fabiano Carrijo, co-fundador da startup Psicologia Viva acelerada pela Oxigênio Aceleradora em seu 4ºciclo, “outro detalhe que muda bastante durante o programa de aceleração é que você passará a conhecer um universo muito maior dentro daquilo que tem como meta”, comenta.

Ou seja, se a sua Startup trabalha com soluções tecnológicas para saúde, por exemplo, você terá muitas oportunidades de conhecer gente importante e que será um exemplo incrível para o projeto.

No caso da startup Psicologia Viva, o que mais mudou depois do programa de aceleração na Oxigênio Aceleradora foi o importante apoio financeiro e, principalmente, as conexões que foram feitas com empresas importantes da área através da Porto Seguro.

Como participar?

Fabiano Carrijo dá algumas dicas bacanas:

  1. O primeiro passo para participar é se organizar internamente. Reúna todas as informações sobre você e seus parceiros, além de tudo o que diz respeito à Startup. Isso será fundamental na apresentação do projeto para a aceleradora.
  2. O segundo é que você precisa acreditar e ser paciente, pois existem muitas outras ideias que também querem estar no programa de aceleração.
  3. O terceiro é saber explicar sua solução tecnicamente também. Geralmente, depois da primeira avaliação de materiais e formulários, você passará por uma entrevista via Skype onde vários pontos serão abordados, só que aqui o foco será mais técnico mesmo, visando entender o funcionamento do seu projeto.
  4. O quarto é aproveitar o momento do seu pitch para se expôr positivamente para uma banca de especialistas. Caso você chegue na última fase, chega o momento de conhecer pessoalmente a diretoria da empresa (no caso da Porto Seguro) e fazer uma apresentação completa sobre a Startup.
  5. Entenda que chegando nessa última etapa, você já é um vencedor. Afinal, são milhares de inscritos no processo de aceleração da Oxigênio Aceleradora, por exemplo. Isso quer dizer que muitos projetos ficaram para trás e o seu ganhou destaque. Aproveite esta chance e dê o melhor de si, não se esqueça de que o programa de aceleração é o suporte que o seu negócio precisa para chegar no topo.

Depois de entender melhor como funciona e o que é o programa de aceleração, que tal pensar seriamente nisso e encontrar uma aceleradora que tenha nome no mercado, passe confiança e segurança? Chegou o momento de crescer e contar com os profissionais certos para esta fase tão importante da sua empresa. Aposte nesse recurso e veja o quanto a sua Startup pode vencer todos os desafios e trazer os melhores resultados!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco, juntos podemos levar seu negócio mais longe ainda!

Powered by Rock Convert