Para quem administra uma startup e busca gerar mais oportunidades de negócios e aumentar o tamanho da empresa, é fundamental garantir que a relação com os investidores seja a melhor possível. Afinal, são eles os responsáveis por parte do aporte financeiro da sua companhia e, quando satisfeitos, podem aplicar ainda mais recursos.

Por isso, além de cuidar das suas responsabilidades do dia a dia de trabalho, como a criação de novos produtos e a procura por novos parceiros, é importante garantir a satisfação de quem já aposta no sucesso do seu negócio. Portanto, é preciso investir em ações que aproximem essas pessoas da sua empresa.

Que tal, então, saber o que você precisa fazer para manter uma relação transparente com os seus investidores? A seguir, vamos abordar o impacto de relação positiva e quais ações colocar em prática dentro do seu negócio. Confira!

Qual é a importância de manter uma boa relação com os investidores?

O mercado está cada vez mais concorrido e, devido a esse cenário, conseguir mais investimentos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente vindos de quem ainda não conhece tão bem a sua startup. Nesse contexto, uma maneira de continuar gerando novos negócios e até mesmo receber mais recursos é fortalecer a relação com seus investidores.

Garantir que todos que estejam investindo no seu negócio estejam satisfeitos é essencial para o crescimento da empresa. Devido aos perfis distintos dos dois lados dessa relação, a aproximação precisa começar por um lado e, sem dúvidas, quem tem o maior interesse é o empreendedor.

Muitas vezes, o investidor pode insistir em mudanças para levar o negócio para o caminho que ele acredita ser certo, enquanto o empreendedor se recusa a aceitar conselhos de quem está “de fora”. A verdade é que os dois precisam reconhecer que necessitam do trabalho e ajuda do outro. Mas, para isso, é preciso estabelecer uma relação que tenha base na confiança e transparência.

O investidor precisa confiar nas suas ideias, projetos e planejamentos para decidir se vai ou não aplicar mais recursos, por exemplo. Assim, a transparência se torna essencial para o sucesso da sua startup. Fortalecendo o seu relacionamento com quem já investe no seu negócio, a tendência é conseguir ainda mais recursos, seja da fonte atual ou expandindo o leque de investidores interessados.

Que ações colocar em prática para criar uma relação transparente?

Não existe um passo a passo exato a ser seguido, uma vez que cada situação tem as suas respectivas peculiaridades. No entanto, separamos algumas ações que, se colocadas em prática, tendem a melhorar e fortalecer a sua relação com os investidores, gerando mais confiança para ambas as partes seguirem como parceiras.

Fazer um bom planejamento estratégico

É essencial realizar um planejamento estratégico claro e eficiente para garantir a confiança de quem investe recursos na sua empresa. Então, trace um planejamento para a sua startup, com metas e objetivos, estabelecendo quais serão as estratégias utilizadas para alcançar os resultados.

Dessa forma, os seus investidores passam a confiar ainda mais no seu negócio, entendendo que, por trás de todas as ações, existe um conjunto de estratégias para chegar a esses resultados. Apresente relatórios e indicadores regularmente para os seus investidores, mostrando que você também quer que eles acompanhem a evolução da startup.

Manter contato constante com os investidores

As desculpas para não se comunicar com seus investidores estão acabando. Afinal, a transformação digital permite que você se comunique constantemente, mesmo que não estejam em cidades próximas. Hoje, por exemplo, é possível marcar reuniões via conferência de vídeo para apresentar números e resultados.

Uma alternativa é criar um canal exclusivo para que os investidores acompanhem de perto o que tem sido feito dentro da sua startup e do mercado de atuação. Dependendo do grau de proximidade estabelecido, você também pode usar redes sociais e aplicativos de comunicação para entrar em contato com seu investidor e passar um novo negócio fechado, por exemplo.

Organizar eventos em ocasiões especiais

Apesar da facilidade que a tecnologia oferece, certas ocasiões merecem um encontro pessoal, seja para discutir uma estratégia ou apresentar um novo plano de negócio. É importante, regularmente, oferecer a possibilidade de entrar em contato e investir na relação com os investidores bem de perto.

Organize eventos de tempos em tempos para mostrar os resultados dos negócios no último período e quais são os planos para os próximos meses. Tudo isso passa a imagem de que você está comprometido a realizar o melhor trabalho possível e não está usando os recursos dos investidores de qualquer jeito.

Garantir a transparência dos seus negócios

Ser transparente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quando falamos em uma startup, é ainda mais importante. Afinal, a relação com os investidores deve ser transparente, sem dados ou informações escondidas, sempre apresentando a situação real para quem está confiando recursos ao seu trabalho.

Fases ruins ou projetos que não dão certo fazem parte do negócio e os investidores estão acostumados com isso. Inclusive, é possível decifrar, juntos, soluções para um problema ou determinada situação. É muito melhor apresentar um resultado negativo para o seu investidor do que esconder um indicador negativo e, assim, deixar as coisas mal resolvidas.

Investir em assessoria de imprensa

A visibilidade do seu negócio é outro fator importante para fortalecer a relação com os investidores e garantir que a sua startup está no caminho certo. Por isso, investir em uma empresa de assessoria de imprensa pode ser o diferencial para que o seu negócio comece a ganhar mais espaço na mídia e em outros veículos de comunicação.

Fica evidente, portanto, como um relacionamento sólido e transparente entre empreendedor e investidor é imprescindível para o crescimento de toda empresa. A partir de algumas ações básicas, é possível tornar essa relação ainda melhor e garantir que as duas partes fiquem satisfeitas com os resultados conquistados.

Gostou do conteúdo? Nós esperamos que sim! Então, que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas saberão da importância de se investir em ações para melhorar a relação com os investidores!