Abrir um negócio é também saber da necessidade que ele tem de continuar rodando, mesmo em épocas difíceis. Afinal, de tempos em tempos, passamos por momentos desse tipo — seja na área econômica, seja na saúde ou na política —, mas é fundamental que as empresas consigam superá-los. Uma alternativa que vem mostrando o seu valor é investir em tecnologia na crise.

Esse investimento é sempre uma boa opção, pois se torna um diferencial competitivo e ainda promove a inovação dentro da sua startup. Quando falamos nisso, queremos chamar atenção para a transformação digital, algo que deve cada vez mais fazer parte das suas estratégias.

Pensando em ajudar você nesse sentido, separamos algumas opções de tecnologia que podem fazer toda a diferença em tempos de crise. Confira, abaixo, e boa leitura!

Por que investir em tecnologia em momentos de crise?

A crise, muitas vezes, não tem hora para chegar. Se for algo que envolva o mercado e a sociedade como um todo, os impactos tendem a ser ainda mais fortes. Por isso, estar preparado para o que quer que seja é, sem dúvidas, uma saída para quem tem seu próprio negócio, como no caso das startups.

A tecnologia atua como aliada ideal nesse caminhar, principalmente porque estamos vivendo em uma era em que o mundo digital já se misturou com o mundo real, transformando a vida das pessoas, as experiências do cliente e muito mais. Falar em negócio e não pensar em ferramentas tecnológicas para usar é perder tempo e dinheiro.

Vale a pena ressaltar, ainda, alguns números interessantes: de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), no Brasil, o setor tem um peso de 7% em todo o PIB nacional — algo bem significativo.

Nesse mesmo estudo, a associação aponta que até 2021, por exemplo, o investimento em soluções tecnológicas deverá movimentar, em média, mais de 250 milhões de dólares. Ou seja, não faltam motivos para que você realmente invista em tecnologia, ainda mais quando falamos em tempos de crise, não é mesmo? Tem mais algumas vantagens.

Controle e monitoramento das atividades

Você já deve ter notado que a modernização é um passo fundamental para o ambiente corporativo. Além disso, conseguir monitorar e ainda supervisionar o dia a dia do trabalho é algo que faz toda a diferença para a sua empresa. Com a tecnologia, isso é possível, pois ela permite também executar essas tarefas em um tempo hábil e de forma eficaz.

Imagine por exemplo, um momento de crise, em que você precise de relatórios com profundo diagnóstico sobre o que está acontecendo na sua startup. Se não estiver contando com a tecnologia para isso, vai ser preciso encarar algumas horas e até dias para conseguir reunir todas as informações de que você precisa.

Sendo assim, será possível enxergar com mais clareza e rapidez onde estão as dificuldades e vulnerabilidades do seu negócio, ajudando a encontrar soluções efetivas e reavaliar estratégias e ações que deverão ser feitas o quanto antes.

Automação de tarefas

Organização de agendas, atendimentos rápidos, respostas de e-mails, acompanhamento de menções nas redes sociais — já pensou tudo isso sendo feito de forma automatizada? Não só é possível, como a tecnologia (mais uma vez) vem para ser um excelente parceiro no seu negócio.

Pense que quanto mais automatizadas algumas tarefas podem ser, melhor para a sua marca. Em situações de crise, por exemplo, você pode se preocupar em encontrar a solução ideal para enfrentar o momento, enquanto as ferramentas tecnológicas continuam a lidar com algumas tarefas da sua empresa.

Assim, tanto o homem quanto a máquina se unem para passar por épocas em que as incertezas podem parecer ganhar espaço — mas, podem ser superadas!

Aumento da produtividade da equipe

Em tempos de crise, o time tende a trabalhar com mais pressão e correndo contra o tempo. Usando a tecnologia, como um software de gestão integrada, você pode garantir que os profissionais trabalhem com mais qualidade, elevando o desempenho e obtendo melhores resultados, e de forma positiva para a sua startup.

Falando ainda sobre esses softwares, é possível contar com soluções que integrem dados de diversos departamentos, tudo em uma única plataforma e banco de dados. Assim, os colaboradores podem acessar os arquivos de qualquer lugar, até se estiverem trabalhando de forma remota, como no home office.

Algumas ferramentas podem proporcionar a facilidade de reuniões em equipe, pois trarão informações atualizadas, que ajudam na busca por respostas mais eficientes. Isso faz toda a diferença em momentos de crise, não é mesmo?

Quais tecnologias podem ajudar em momentos de crise?

Agora, para ter de forma mais clara quais são os tipos de tecnologia que são os parceiros ideais em tempos de crise, reunimos algumas sugestões.

Venda online (e-commerce e mobile)

Quando a crise chega, é preciso estar com um plano já rodando ou, no mínimo, pronto para ser acionado. Para quem vende produtos e serviços, apostar nas vendas online, no caso do e-commerce e do m-commerce (vendas por celulares), é uma opção que tende a apoiar o cliente e também o seu negócio. Aplicativos, sites responsivos e chatbots são ótimas alternativas.

Inbound Marketing

O que acha de ter como produzir publicidade online de forma mais inteligente, usando canais como blogs, vídeos, podcasts, newsletters, SEO, entre outros? Esse tipo de prática tem ganhado cada vez mais destaque e usa a tecnologia focada na comunicação e no alcance do seu público. É muito válido investir em toda época, não só em crises.

Softwares na nuvem

Como dissemos em outro tópico, os softwares em nuvem são capazes de facilitar o trabalho remoto de toda a sua equipe, sem perder a qualidade nem a rapidez das informações passadas a cada profissional. Além disso, essas ferramentas organizam da melhor forma os dados importantes para a sua empresa.

Um bom exemplo são as healthTechs, ferramentas voltadas ao mercado de saúde, e que fazem um excelente trabalho no agendamento de pacientes, no retorno de consultas, no envio de exames e muito mais.

Então, o que achou das dicas de tecnologia para tempos de crise? Lembre-se: é sempre muito bom contar com soluções rápidas que ajudem em momentos difíceis, para que o seu negócio continue firme no mercado. Invista!

Gostou? Aproveite, assine a nossa newsletter para receber sempre em primeira mão conteúdos interessantes como este!