Como funciona a tomada de decisão baseada em dados?
A tomada de decisão baseada em dados é um modelo de gestão tão importante para empreendedores modernos que o assunto se tornou comum nas discussões da categoria. Mas você sabe exatamente como o conceito ganha forma dentro da rotina de uma startup?
Neste artigo especial sobre o assunto, vamos falar sobre o que é tomada de decisão, sua relação com gestão data-driven e como implementar na sua empresa. Continue lendo!
Sumário
O que é tomada de decisão no contexto empresarial?
A tomada de decisão em um contexto empresarial é a capacidade de gestores e empreendedores de definir estratégias a serem seguidas no mercado de acordo com objetivos de crescimento e consolidação.
Antes da era da informação, esse era um processo mais lento e que dependia muito do feeling do profissional, sem que equipes diretoras tivessem uma visão 100% confiável sobre o ponto final do caminho que escolhiam.
No entanto, tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial estão mudando esse jogo nos últimos anos. Com acesso a volumes imensos e significativos de dados, empreendedores têm novas ferramentas para mapear oportunidades e trilhar os caminhos certos.
A tomada de decisões baseada em dados é a capacidade de extrair das informações internas, do público e do mercado os indicadores que permitam projeções fiéis de cenários, conhecendo as consequências de opções estratégicas antes de se comprometer com uma delas.
Por seu caráter de assertividade, precisão e objetividade, o processo ajuda empreendedores a navegar com mais segurança e ousadia, com decisões rápidas que acompanham a dinâmica do mercado atual.
Quais são os tipos de tomada de decisão baseada em dados?
Toda tomada de decisão em empresas parte do mesmo princípio: a definição de um curso de ação diante de um desafio ou oportunidade. São escolhas que empreendedores devem fazer o tempo todo em suas rotinas, tanto para os pequenos movimentos quanto para as grandes mudanças.
Porém, o contexto em que as decisões são tomadas muda bastante conforme a natureza dessa necessidade. Veja alguns tipos de tomada de decisão que todo mundo que empreende vai enfrentar.
Decisões de planejamento
São as decisões feitas mais cedo no ciclo de gestão de um negócio. É quando a empresa decide seguir uma nova estratégia de mercado ou fazer modificações em seu modelo operacional.
Nesses casos, o gestor se apoia em projeções a partir de indicadores para construir modelos e prever qual caminho estratégico é o mais eficiente em relação a seus resultados. É o começo de um novo planejamento.
Decisões de execução
O mercado é um organismo dinâmico e, por isso, nem sempre as decisões tomadas na fase de planejamento funcionam para a execução do plano.
Diante de um novo MVP, uma nova campanha de marketing, vai sempre surgir um novo desafio, como uma resposta de público não planejada ou um novo player no mercado.
É o momento em que a tomada de decisão rápida e eficiente garante o prosseguimento da execução de estratégias e o ajuste fino de resultados.
Decisões de gerenciamento
Decisões de gerenciamento têm muito a ver com a rotina do negócio independentemente de estratégias específicas. É a gestão de pessoas, ferramentas e processos.
Se qualquer uma dessas está se tornando um gargalo ou um ponto de ineficiência, a tomada de decisão rápida ajuda a solucionar o problema com menos impacto, por exemplo, alterações na equipe ou na forma de operar.
Decisões emergenciais
As decisões emergenciais estão entre as vitais para o sucesso do negócio quando percebemos a velocidade com que o mercado muda atualmente.
Novas demandas, novas tecnologias disruptivas, novos comportamentos, tudo isso exige ação rápida e significativa das marcas para manter a relevância aos olhos do público.
Ainda mais entre startups, que buscam crescer rápido e se consolidar, as demandas emergenciais exigem resposta imediata.
Quais as vantagens de investir em gestão baseada em dados?
Falamos muito da importância de tomar decisões rápidas e precisas no mercado, mas o que essa proposta de uso de dados traz em benefícios práticos? Veja como o apoio da informação pode aumentar o potencial do seu negócio.
Antecipação a demandas
Muitas empresas que se tornaram cases de sucesso nos últimos anos foram aquelas que identificaram e atenderam uma demanda emergente antes dos concorrentes.
Para ter confiabilidade e velocidade nas decisões de negócio, é preciso contar com indicadores claros e objetivos que apontem essas mudanças de mercado antes de todo mundo.
Ciclo de inovação
Quanto mais eficiente é seu processo de tomada de decisão, mais caminhos você pode testar em estratégias de negócio, incluindo aqueles mais ousados e inovadores.
Ter essa flexibilidade sem ficar atirando no escuro ajuda muito na percepção de empresa inovadora que você quer imprimir no mercado.
Eficiência e economia
Decisões rápidas e definitivas evitam retrabalho, tentativas e erros e ter que voltar o tempo todo para o planejamento para corrigir o curso da empresa.
Quem se apoia em dados para gerir gasta menos para produzir mais e melhor. É uma característica crucial para o sucesso no mundo concorrido das startups.
Como preparar sua empresa?
Agora que já discutimos bastante sobre a importância de usar dados nas tomadas de decisão, veja como tornar isso uma rotina na sua empresa. Confira!
Invista nas tecnologias certas
A tomada de decisões baseada em dados exige uma estrutura adequada para coleta, segmentação e processamento dessa informação de maneira acessível e contextualizada para os gestores.
ERPs são ferramentas integradoras que ajudam muito com esse processo. Outras tecnologias, como Cloud Computing, Inteligência Artificial e Machine Learning, vão aprofundar ainda mais o seu acesso a dados relevantes e fornecer projeções confiáveis.
Cultive uma cultura de inovação na empresa
O segredo da inovação nas startups modernas é que ela não vem apenas do empreendedor. São empresas horizontais, em que todos os colaboradores têm a oportunidade de apresentar pontos de vista e trocar experiências.
Fomente esse tipo de abertura e comunicação entre os colaboradores. Além de dar o mesmo acesso ao sistema de dados e métricas que você possui, incentive a participação na montagem de estratégias e dê espaço para serem proativos, inovando dentro de seu próprio raio de ação.
Tenha disciplina no monitoramento de KPIs
Os indicadores de desempenho, ou KPIs, são o coração de uma empresa gerida a base de dados. São eles que demonstram resultados do passado e possibilidades do futuro.
Portanto, tenha disciplina nesse monitoramento desde a coleta, com parâmetros bem definidos de tempo e contexto. Priorize as métricas mais relevantes para cada estratégia e use-as como ponto de partida para as novas.
Foque nos resultados
Com um sistema competente na gestão de KPIs, participação de todos os profissionais e uso de tecnologias como Big Data, você tem o que precisa para navegar com confiança no mercado.
Mas lembre-se de que se manter navegando é se manter em movimento. A tomada de decisões não é um processo pontual, mas algo que empreendedores fazem todos os dias.
Com foco nos resultados e olhos atentos ao que acontece no mercado, você tem tudo para tornar a tomada de decisão baseada em dados uma vantagem competitiva.
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