Tecnologia, comunicação em massa, mudanças, tendências, conexões… Você consegue imaginar ou lembrar como era o mundo antes de tudo isso? Alguns recursos eram limitados e, por isso mesmo, era intensa a procura pelo desenvolvimento tecnológico. Com um cenário desafiador como esse, a transformação digital surgiu e cresce mais.

Se você ainda não conhece muito bem esse tema, não tem problema. A transformação digital é realmente um assunto novo, que está fazendo muitos empresários e empreendedores refletirem como, de fato, isso tem impactado tanto os negócios.

Então, para que você dê os primeiros passos para um completo entendimento disso, reunimos algumas informações essenciais sobre o tema. Continue a leitura e confira!

O que, de fato, é a transformação digital?

Imagine o seguinte: se a tecnologia começa a ser fundamental para os negócios, ou até mesmo afetar completamente a estrutura de uma organização, significa que essa empresa usa a transformação digital em sua essência. Ou seja, esse processo deixa de ser coadjuvante, passando a ser algo primordial, como o principal foco da sua marca.

Um ótimo exemplo disso são as startups. Essas empresas usam a transformação digital como base para o seu crescimento e construção propriamente dita, deixando com que a tecnologia assuma mesmo um papel mais estrutural nas estratégias de construção, desenvolvimento e melhoria do negócio.

No entanto, é preciso ressaltar que a transformação digital vai além do marketing ou até mesmo da tecnologia em si. Ela vai a fundo, gerindo a sua empresa, o que naturalmente fará com que você passe a acompanhar mais a evolução do mercado, se atentando a tudo de novo que vem surgindo, novas soluções, ferramentas e por aí vai.

Então, pense que quanto mais você tiver um perfil de empreendedor tecnológico (como é necessário nas startups), mais será fundamental que a gestão da empresa seja pautada nessa transformação. Dessa forma, o incentivo ao avanço da ciência virá de maneira mais natural, impactando o desenvolvimento do empreendedorismo.

O que precisa ser transformado nas empresas?

Agora que você já entendeu melhor do que se trata a transformação digital, é interessante saber o que realmente precisa receber essa influência dentro da empresa. Veja só!

Experiência do cliente

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a experiência do cliente, ou o Customer Experience. Essa estratégia está intimamente conectada com a transformação digital, pois usa recursos que só a tecnologia aplicada na base da empresa pode fazer. Esse é o caso de um acompanhamento da jornada de compra do cliente, do atendimento e do SAC 3.0.

Nos dias atuais, a experiência do cliente precisa ser incrível para que ele realmente se fidelize à sua marca. Isso porque existe uma concorrência enorme e a corrida pelo desenvolvimento e uso da tecnologia nas organizações também é disputada. Portanto, para ganhar um consumidor, você precisa apostar na experiência que ele terá com você.

Mas como conseguir que o cliente tenha a melhor experiência? A resposta está no uso da tecnologia, que deve estar presente em várias frentes da sua empresa. A transformação digital será a aliada perfeito nesse momento, pois, com ela, será possível ter a gestão conectada, rapidez e eficiência em projetos, modernidade no contato com o cliente e muito mais.

Processos

Para manter processos interligados, com fácil entendimento e domínio pelos colaboradores que precisam deles, mais uma vez, a transformação digital é a chave mestra. Ela contribuirá para melhorar todos os processos da sua empresa!

Modelo de negócio

A sua organização é focada no uso da tecnologia para o seu crescimento? Se a resposta for sim, o modelo de negócio também precisa passar pela transformação digital. Afinal, como continuar em um processo sem usar ferramentas tecnológicas, sendo que é preciso para o seu próprio desenvolvimento? É realmente fundamental.

Como criar uma estratégia de transformação digital?

Vamos a algumas dicas que ajudam bastante nessa completa mudança. Confira!

Investir em tecnologia

Transformação digital envolve muita tecnologia. O CRM da empresa precisa ser de ponta, as soluções têm que garantir profunda satisfação por parte do cliente, a forma como você pretende desenvolver a startup e muito mais. Então, investir em tecnologia é, sem dúvidas, um dos pontos principais.

Arquitetura corporativa

Você já ouviu falar em arquitetura corporativa? Isso quer dizer, em outras palavras, o processo organizacional, do presente ao futuro, da sua empresa, mas voltado à maneira como tudo é adequado no ambiente físico. Em um espaço com forte presença e interferência da transformação digital, quanto mais liberdade o espaço tiver para a interação dos colaboradores, melhor.

Rever processos de negócios

A gestão 4.0, que é focada no intenso uso da tecnologia para aprimorar a empresa, é uma excelente aliada na hora de rever processos de negócios. Que tal ser um gestor com foco nas tendências de mercado? Esse caminho é uma ótima opção.

Lembre-se de que processos sempre são questões que demandam tempo e dedicação para que estejam alinhados aos objetivos da empresa. E isso fica ainda mais evidente quando uma transformação está ocorrendo, pois tudo precisa ser revisto e constantemente atualizado.

Gerenciamento de risco

Para a transformação digital ganhar uma roupagem de estratégia com eficiência, o gerenciamento de risco deve ser pensado a fundo. Isso quer dizer, por exemplo, que a segurança dos dados de clientes e parceiros deve ser assegurada, assim como o uso da tecnologia pode ajudar em situações problemáticas.

Depois de entender melhor sobre como a transformação digital está mudando as estratégias de negócios, há outro ponto a ser ressaltado: como isso impacta no futuro do trabalho. Muitas pessoas acreditam que a modernidade e o uso da tecnologia acabarão com postos tradicionais — o que, de certa forma, é verdade.

Entretanto, ele também abre as portas para uma outra gama de profissionais, que chegam para movimentar o mercado e trazer maestria no uso dessas soluções. Se a sua empresa passa pela transformação digital, ela envolve de tudo um pouco: novos processos, novos modelos de gestão e novos tipos de perfis profissionais. Aposte!

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