5 erros comuns cometidos pelas startups e como evitá-los
Empreender é o desejo de muitos, mas é um desafio para poucos. Se você está começando o seu negócio, saiba que há erros de startups que são comuns e que, muitas vezes, podem fazer com que uma ideia inovadora não tenha o destaque esperado.
Para esclarecer melhor isso, Mauricio Martinez, gerente de P&D e Inovação Oxigênio, bateu um papo conosco e contou quais são os principais equívocos, e como evitá-los. Se você quer se tornar uma pessoa empreendedora de sucesso, precisa conhecer quais são os erros das startups. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Sumário
1. Atuar em um nicho muito fechado
O primeiro equívoco das startups é desenvolver uma solução única para um nicho de mercado muito específico. Veja bem, a definição de nicho é importante, mas não se feche demais. Isso reduz as oportunidades de crescimento do negócio e aumenta a sua margem de exposição ao risco. É necessário pensar em um produto que possa ser escalado.
Para atuar nessa frente, temos duas sugestões para pensar melhor na solução da sua marca. A primeira é oferecer uma solução completa, segmentando-a em vários subprodutos. Dessa forma, você gera oportunidades de upsell e crossell.
Suponhamos que a sua empresa ofereça um software de gestão para marketing. O produto é segmentando em três categorias, que consideram o porte do negócio do cliente e as suas necessidades. Isso permite ampliar a sua carteira, atingindo empresas de todos os tamanhos. Nesse modelo de negócio, trabalhar o customer centric é essencial para conquistar novas vendas internas por meio do upgrade ou de integrações de sistemas.
A segunda sugestão é o desenvolvimento de uma solução que permita a personalização para diversos nichos de mercado. Atuar nessa frente é mais desafiador, porém, gera mais oportunidades de crescimento. Pode ser uma frente para ser implementada após o amadurecimento de negócio da sua startup.
2. Ter apenas um sócio fundador
Você já sabe que realizar a gestão de uma empresa não é fácil. Para um gestor, todas as rotinas são estratégicas, e é humanamente impossível realizar tudo sozinho. Quando pensamos em gestão para a alta performance, saiba que aquele ditado “uma andorinha só não faz verão” é a base de marcas inovadoras.
Nenhum negócio alcança os resultados esperados sem trabalho em equipe. Não é só uma questão de divisão de responsabilidades. A inovação somente acontece quando pessoas com experiências de vidas distintas e habilidades complementares somam seus esforços.
Como oferecer, antecipadamente e atendendo às expectativas, um produto inclusivo? Isso só é possível se o seu time tiver profissionais de diversos grupos sociais.
Essa mesma lógica vale para o quadro de fundadores e do seu Conselho da Administração. A diversidade faz parte de um conjunto de boas práticas em governança corporativa. A pluralidade de pensamentos é o que faz com que cheguemos à solução ideal.
3. Errar o momento do lançamento
Ter uma estratégia de comunicação e de posicionamento de marca clara é primordial para se destacar no mercado. O seu negócio só deve ser lançado quando for o momento certo. Isso significa não adiantar o processo e nem atrasá-lo. Mas como identificar o tempo ideal?
Para tanto, é essencial ter um planejamento estratégico. É necessário definir metas de curto, médio e longo prazo, e o que o seu negócio vai fazer para alcançá-las. O cronograma de implementação e o monitoramento da performance das entregas são os aspectos que determinarão o momento certo para lançar a sua startup.
Uma coisa é certa: nunca estamos 100% prontos. Grande parte do aprendizado vai ser obtido em campo. No entanto, para o lançamento, a sua solução deve atender aos requisitos mínimos para entrega de uma experiência positiva ao cliente. Defina o seu padrão de qualidade.
4. Não ter uma base cultural sólida
Um aspecto que traz bastante peso e pode ser determinante para o sucesso do negócio é a cultura organizacional. Dentre os principais erros de startups, esse é um dos que merecem destaque. É a cultura que atrai e retém talentos, e posiciona o seu negócio no mercado.
Como parte do desenvolvimento da sua empresa, a definição do seu quadro de valores deve ser uma prioridade. Mais do que determiná-lo, é necessário criar e implementar estratégias para difusão da cultura corporativa. Os líderes devem ser referências nos valores que a sua startup acredita, e investir na capacitação dos talentos é fundamental.
A aposta em ações de endomarketing e employer branding é essencial para fortalecer a cultura do seu negócio. É importante aplicar pesquisas de mercado para conhecer o que os talentos esperam das empresas, bem como a de clima organizacional, para saber se a sua gestão está indo no sentido certo.
5. Não usar recursos de forma inteligente
Quando os recursos não são usados da melhor forma, é impossível conquistar a alta performance. Eles são todos os meios que a sua empresa tem para atingir o seu objetivo fim. Assim, estamos falando de estrutura física, de tecnologias e de pessoas. É preciso potencializar as habilidades de cada um.
O erro de startups em relação ao uso dos recursos pode gerar custos desnecessários para a empresa e perdas de novas oportunidades de venda. Isso se reflete na performance financeira. Não basta ter as ferramentas certas e os melhores talentos do mercado: é preciso saber direcioná-los.
Para tanto, conhecer a sua concorrência e a operação do seu próprio negócio é primordial. Você deve preparar o seu time para ter uma visão holística. A alta performance chega quando a equipe trabalha de forma integrada, compreendendo que a startup funciona como um organismo vivo.
Aceleração como estratégia
O mal uso dos recursos pode sair muito caro. A ausência de uma boa governança corporativa pode expor a startup a um risco em que o único destino é o encerramento das suas atividades. Para evitar esse cenário, uma decisão estratégica é buscar a aceleração da sua startup.
De acordo com Martinez, a pandemia acelerou o processo de inovação das corporações. Elas estão realizando o impulsionamento dos processos para o contexto digital. Isso abre espaço para que muitas startups tenham oportunidade de crescimento. É preciso estar no momento e no lugar certo, e contar com parcerias ideais para se destacar.
Para evitar erros na startup, a aceleração é uma das decisões mais inteligentes. Nesse modelo de programa, sua empresa conta com suporte em recursos e, principalmente, com a expertise de executivos de sucesso no mercado. Podemos afirmar que a aceleração é uma boa prática de governança corporativa para o crescimento exponencial.
Então, achou interessante este post? Esperamos que este conteúdo tenha contribuído para elucidar os principais erros de startups. A partir desta leitura, você encontrou oportunidades para otimizar os processos da sua empresa, não é verdade?
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