Como aplicar os conceitos de neuromarketing na comunicação?
Você já ouviu falar em neuromarketing? Antes de qualquer coisa, você precisa lembrar que essa é a junção das palavras neurologia e marketing. Esse termo foi inventado pelo professor universitário inglês Ale Smidts.
No entanto, quem popularizou essa ideia foi o Dr Gerald Zaltman, um médico pesquisador de Harvard. Ele usou equipamentos de ressonância magnética para fazer pesquisas com o objetivo de ajudar o avanço mercadológico.
Zaltman conseguiu mapear a atividade cerebral de uma pessoa quando exposta a diferentes estímulos de marketing, entendendo o real comportamento do consumidor. Assim, ele percebeu que a decisão de comprar um produto ou de contratar um serviço acontece, em grande parte, no subconsciente de uma pessoa.
Entender esse conceito e que ações você pode tomar o levando em consideração tem o poder de alavancar as suas vendas. Quer saber o que você pode fazer para aplicar o neuromarketing dentro da sua startup? É isso que vamos mostrar agora para você!
Sumário
Principais pilares do neuromarketing
Para colocar em prática as ações de neuromarketing é preciso entender como funcionam os principais pilares desse técnica. Veja a seguir.
Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são técnicas usadas para despertar no consumidor, de modo consciente e inconsciente, o desejo e a necessidade de comprar um produto ou de contratar um serviço. Eles influenciam diretamente na decisão de compra do seu cliente.
Dois gatilhos mentais muito usados são:
- escassez;
- exclusividade.
Para usar a escassez de modo correto é preciso passar um senso de urgência para o seu prospectivo cliente. Algumas frases que estimulam isso são:
- “por tempo limitado”;
- “essa promoção é valida apenas para as x primeiras pessoas”;
- “promoção válida enquanto durarem os estoques”.
Já o gatilho da exclusividade, como o próprio nome sugere, é para oferecer algo exclusivo que vai diferenciar aquela pessoa de outras. Um exemplo é oferecer produtos ou serviços especiais para pessoas que entrarem em contato com a sua empresa.
Arquétipos comuns
Arquétipo é uma representação que visa um modelo ideal de algo. Isso está presente em cada indivíduo e influencia aquilo que a pessoa sente, como ela age e as decisões que toma.
Cada pessoa possui vários tipos de arquétipos, sempre um mais dominante que o outro. Os mais comuns são:
- o inocente, ou seja, aquele que quer ser feliz acima tudo, ele acredita que em um mundo onde todos possam ser o que querem;
- o herói é aquele que aposta na vontade, na dedicação e na coragem para conquistar o que almeja, ele não mede esforços para ter o que quer;
- o cuidador sente a necessidade de cuidar das pessoas como cuidaria de si mesmo, tem medo das dificuldades por causa do que as outras pessoas vão pensar;
- o cara comum é aquele que sente a necessidade de pertencer algum grupo, precisa ser igual aos outros e, por isso, não expõe seus sentimentos e pensamentos;
- o rebelde gostar de chamar a atenção e quebrar as regras, tendo valores pessoais bem definidos e é fiel a eles;
- o criador é uma pessoa criativa que precisa tomar ações significativas para expressar o seu dom da criatividade;
- o explorador preza pela liberdade, procura fugir do tédio e quer sempre ter uma nova experiência;
- o sábio procura entender o mundo, gosta de fazer autorreflexão, é metódico e acredita que a verdade é o caminho para a liberdade;
- o tolo é uma pessoa bem-humorada que deseja viver o momento, aproveitar ao máximo as coisas sem ligar para a opinião dos outros;
- o amante tem medo de ficar sozinho, por isso foca em se relacionar com outras pessoas e valoriza o romance e a beleza;
- o mágico mistura conhecimentos ocultos, religião, ciência, tecnologia para fazer as coisas acontecerem, ele busca uma visão das leis fundamenteis do universo;
- o governante tem desejo por poder, tem grande responsabilidade e gosta de ter o controle das coisas.
Conhecer os principais tipos de arquétipos e o seu público-alvo vai ajudar na hora que você for montar a sua estratégia de marketing para startup. Você saberá o que cada um quer e deseja, podendo usar isso a seu favor.
Como usar neuromarketing nas estratégias
Existem ainda algumas coisas que você pode fazer para aplicar o neuromarketing à estratégia de vendas da sua startup. Algumas delas são as seguintes.
Uso de imagens
A maioria das pessoas ama conteúdos visuais. Por isso, procure passar ideias claras com as imagens que posta em suas redes sociais. Lembre-se de usar as fotos junto com textos persuasivos.
Essa combinação certamente chamará a atenção do seu público e vai ajudar você a alavancar as suas vendas.
Psicologia das cores
Crie o logo da sua empresa ou mesmo as suas estratégias de marketing pensando em como você quer afetar as pessoas. Cada cor desperta um tipo de sentimento.
Alguns exemplos deles são:
- azul, que dá a sensação de segurança e confiança;
- vermelho desperta a emoção e a paixão;
- verde passa tranquilidade e serenidade para o seu público;
- roxo está ligado à inovação e às atitudes inteligentes;
- preto é associado ao luxo;
- branco à transparência de informações.
Ancoragem de preços
O preço também é um fator decisivo na hora de um prospectivo cliente decidir ou não comprar os seus produtos. O ser humano tende a usar a comparação para dizer se algo é caro ou barato.
Você pode usar isso de modo estratégico, por montar um pacote com todos os seus produtos e mostrar o preço que seria por adquirir os produtos de modo individual. No entanto, no pacote a pessoa economizaria um bom dinheiro. Isso é uma ancoragem de preço e faz toda a diferença no seu negócio.
Conteúdo persuasivo
Criar conteúdos persuasivos prepara o seu leitor para aceitar e reconhecer a necessidade de comprar a solução que você oferece. De modo mais claro, você junta elementos emocionais e racionais em seus argumentos.
Algumas técnicas que funcionam muito bem na hora de fazer isso são:
- uso de emoções (admiração, raiva, medo, ansiedade, felicidade e outras);
- conte histórias, elas têm o poder de entreter, conectar e passar a informação para o seu público;
- use palavras persuasivas como “grátis”, “agora”, “aqui” e “novo”, isso ajuda o seu cliente a tomar uma decisão.
Entenda o comportamento do seu consumidor, veja quais são os arquétipos dominantes no seu público-alvo e desenvolva argumentos convincentes. Ao aplicar as dicas de neuromarketing que mostramos, você conseguirá montar uma estratégia de marketing eficiente que vai alavancar a suas vendas.
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