Você precisa dar um gás no seu negócio e escalá-lo rapidamente? Já pensou em entrar em um programa de aceleração de startups? Essa estratégia tem o objetivo de impulsionar empresas com potencial de crescimento.

Os valores investidos em startups brasileiras não param de crescer. Dados de um estudo realizado pela Lavca — Associação Latino-Americana de Fundos de Capital de Risco — revelaram que, em 2017, o montante injetado atingiu o patamar de R$ 2,86 bilhões. Isso representa um crescimento de 207% em relação ao ano anterior. Números impressionantes, não é mesmo?

Quer entender melhor como isso funciona? Continue a leitura e conheça todos os benefícios de contar com uma aceleradora para sua empresa!

O que é aceleração de startups?

A aceleração de startups é um modelo construído para alavancar empresas que estão em busca de crescimento, procurando suporte na definição do modelo de negócio, investimento financeiro, mentorias e facilidades de infraestrutura, tanto física quanto para o uso de plataformas — smart money. A aceleradora investe capital financeiro e intelectual na startup e, em troca, recebe uma participação societária – equity.

O programa permite que as startups tenham a mentoria de executivos renomados, que darão o direcionamento adequado para que o empreendimento decole. Os especialistas refinam o modelo de negócio, acompanham todo o progresso e facilitam o acesso a novas oportunidades. O resultado não poderia ser outro: evolução exponencial!

No entanto, vale ressaltar que aceleradora não é sinônimo de incubadora. As incubadoras são associadas a instituições de ensino e pesquisa. Por outro lado, as aceleradoras são lideradas por profissionais ou investidores com experiência de mercado que utilizam seu know-how para impulsionar os resultados de uma startup.

Quais são os objetivos?

O propósito central da aceleração de startups é gerar oportunidades de negócios para que elas multipliquem o seu progresso. As aceleradoras trabalham para alcançar os objetivos listados abaixo.

Acesso ao mercado

As aceleradoras têm contato direto com tomadores de decisão e mantêm uma extensa rede de relacionamentos estratégicos. Sendo assim, elas facilitam o acesso às oportunidades de negócio e ajudam as startups a ganharem mercado.

Captação de investimento

Após o programa de aceleração, as startups participantes se apresentam para mentores, investidores, executivos e outros convidados em um Demo Day. Ao mostrar os resultados obtidos, é possível captar novas rodadas de investimentos.

Mentoria

A mentoria serve para auxiliar no desenvolvimento profissional dos empreendedores responsáveis pelas startups. O mentor é uma pessoa experiente que transmite seus conhecimentos a quem ainda não tem prática. Geralmente, os mentores são ou já foram empreendedores.

As aceleradoras têm uma rede de mentores que dão suporte às startups participantes do programa. Especialistas de diversas áreas compartilham dados relevantes sobre o mercado, contribuem com sua expertise e instruem os novos empreendedores sobre os melhores caminhos para a prosperidade.

Como funciona a metodologia?

Para entrar em um programa desse tipo, o primeiro passo é procurar uma aceleradora. Em seguida, é necessário observar os pré-requisitos. Caso sua startup se enquadre nas exigências, basta se inscrever e aguardar o processo seletivo.

No geral, para entrar em programas de aceleração que focam em startups em estágio de MVP (Minimum Viable Product) e em estágio de Tração, a startup já precisa apresentar resultados consistentes.

O valor investido, o período de aceleração e o formato da metodologia também sofrem variações. Mas, em qualquer caso, o resultado é sempre o mesmo: a startup sai do programa mais madura e estável do que entrou. Afinal de contas, as empresas em aceleração recebem suporte para que o tracionamento seja efetivo.

Após a aceleração é determinado um período específico para que se tenha o direito de converter o mútuo, ou seja, a aceleradora pode querer exercer a participação societária ou recuperar o investimento realizado.

Quais são os benefícios para as startups?

A startup acelerada não conta apenas com aporte financeiro. A aceleração é um processo que impulsiona o tracionamento de empresas e contribui também para formação de líderes. Dessa forma, o empreendedor adquire experiência ao trabalhar com excelentes profissionais e, futuramente, pode conseguir andar com as próprias pernas.

Veja a seguir o que sua startup pode ganhar ao entrar em um programa de aceleração.

Investimento

Como já foi citado, as startups selecionadas recebem investimentos das próprias aceleradoras e, em contrapartida, cedem um percentual de participação societária.

Ao final do período de aceleração, a empresa é apresentada a um grupo de investidores em potencial. Com isso, pode conseguir novos aportes para aquele momento ou para o futuro, de acordo com a estratégia de negócio individual de cada empresa.

Eventos e workshops

Os empreendedores recebem treinamentos, inclusive para a capacitação de líderes. O teor da qualificação pode englobar diversos temas, como:

  • técnicas de oratória;
  • negociação;
  • finanças;
  • vendas;
  • marketing digital.

Tudo depende da necessidade da startup e do próprio empresário em formação.

Serviços e ferramentas

A startup acelerada tem acesso à infraestrutura da aceleradora e pode até atuar no escritório dela durante o período de aceleração, esse é o chamado smart money. A empresa também pode receber suporte em todos os processos burocráticos, como assessoria financeira, contábil e jurídica.

Além disso, o negócio pode utilizar as ferramentas digitais oferecidas por parceiros da aceleradora, como:

  • hospedagem na nuvem;
  • pagamentos eletrônicos;
  • métodos de validação;
  • testes A/B;
  • distribuição de e-mails.

Acompanhamento

Todo o progresso da startup é monitorado pela aceleradora por meio de análise de métricas e outros instrumentos de controle. Dessa forma, é possível identificar falhas e garantir a evolução contínua do negócio.

Networking

A startup se beneficia com a credibilidade da aceleradora e ainda usufrui das redes de contatos profissionais e pessoais dos especialistas envolvidos no processo. Sendo assim, a empresa fará as conexões certas para gerar negócios.

Oportunidades

Essa pode ser a maior vantagem de contar com uma aceleradora para alavancar os resultados da sua startup. Essas entidades conectam sua empresa com outros investidores e ainda compartilham networking. Todos esses fatores juntos representam um capital inestimável, pois auxiliam a startup a ganhar mercado.

Viu só? A aceleração de startups é uma oportunidade para fazer seu negócio tracionar exponencialmente e ainda agregar capital intelectual a ele. Ao ter o apoio de profissionais experientes e renomados, você aperfeiçoa suas habilidades de gestão, consegue escalar sua marca e ainda atrai novos clientes.

Gostou de ler sobre a aceleração de startups e acha que se encaixa com essa oportunidade? Conheça então os programas que a Oxigênio oferece clicando aqui:

Powered by Rock Convert