Você já sabe que ter bons contatos é uma das melhores formas de alcançar sucesso e desenvolver a sua startup em um ritmo incrível, certo? Isso quer dizer que é preciso estar sempre de olho em aumentar o network da sua marca. Essa estratégia traz grandes benefícios e, ao mesmo tempo, ainda faz com que a sua ideia seja difundida dentro da área de interesse.

Hoje em dia, uma ótima forma de potencializar isso é participar de eventos nos quais você possa se apresentar e mostrar o seu projeto para quem entende do meio e já atua nele. Um bom exemplo é o Open Day, que é realizado anualmente pela Oxigênio Aceleradora. O objetivo é abrir as portas da empresa para ouvir novos projetos, trocar experiências e dar um valioso feedback.

Momentos como esses são ótimos para aumentar o network. Mas é preciso entender como fazê-lo e dominar a arte de “vender o seu peixe”. Por isso, antes de dar algumas dicas de como construir uma rede de contatos incrível, precisamos passar um conceito importante. Veja:

Você sabe o que é serendipidade?

Um termo diferente, não é mesmo? Essa palavrinha tem tudo a ver com quem atua com startups. Serendipidade é o fato de descobrir, aparentemente por acaso, uma ideia com muito potencial de sucesso. Ou seja, ela acontece quando você está buscando uma solução inovadora e esbarra em algo muito mais interessante.

Para quem atua dentro do universo das startups e dos novos negócios, “inovar” é uma palavra — e uma ação — que está enraizada em qualquer projeto. E quando se encontra algo melhor do que o esperado, é interessante enxergar isso como uma oportunidade única de sucesso.

No entanto, não basta que essa descoberta aconteça. É preciso que você saiba como usar essa conquista de um jeito inteligente e estar bem-preparado para seguir com a ideia nova. Em outras palavras: tenha o seu senso crítico apurado a fim de conseguir enxergar “achados” e chances até nas situações mais simples.

Quer um exemplo real? A Events é uma startup com plataforma tecnológica com foco na reserva de hotéis para grandes eventos. Ela abraçou uma oportunidade relacionada ao aumento do network do negócio: conseguiu entrar como empresa parceira oficial do Rock in Rio.

Isso foi alcançado em função de encontros não esperados dentro da Porto Seguro, criadora da aceleradora de startups Oxigênio — onde a Events conquistou um importante apoio participando do 2º ciclo de aceleração. Resumindo: uma coisa levou à outra e a oportunidade foi aproveitada.

Aliás, outro conceito que você precisa conhecer é o de BizDev. A sigla, que vem de “Business Development”, é ligada aos valores da startup criados no longo prazo, com foco no mercado, nos clientes e nos relacionamentos da empresa. Ou seja, o BizDev atua fortemente pensando em proporcionar oportunidades de crescimento para o negócio — que é tudo o que você precisa!

Que tal, então, trabalhar em duas frentes, usando o que há de mais estratégico na serendipidade e no BizDev?

Agora vamos para as dicas de como aumentar o seu network

Agora que você já entendeu a importância de aproveitar situações inusitadas para extrair experiências e ideias únicas e aprendeu que existe uma função para buscar essas conexões dentro da startup, chegou a hora de pegar algumas dicas essenciais para desenvolver o seu network. Confira as melhores sugestões para colocá-las em prática:

  • faça uma lista com os nomes de empresários da sua área de atuação e entre em contato com eles;
  • apresente-se de um jeito claro, explicando resumidamente o motivo do contato;
  • proponha um encontro para mostrar com mais detalhes o potencial do seu projeto;
  • tenha exemplos concretos, mesmo que sejam testes, do que seu projeto pode fazer e de que maneira;
  • priorize parcerias importantes e troque informações com quem já atua no meio;
  • coloque-se à disposição para participar de outros projetos;
  • mantenha contato com investidores-anjo, aceleradoras e profissionais da sua área.
  • faça-se presente em eventos do ecossistema;

Mas por que participar de eventos é importante?

Para ajudar sua startup ainda mais, focar na participação em feiras e eventos é uma das formas mais eficazes de aumentar o network — assim, você poderá potencializar sua estratégia. Vale a pena saber alguns dos principais benefícios de se mostrar sempre presente:

1. Possibilita a implementação de novas ideias

Durante um evento focado em networking, você vai encontrar muitos profissionais atuantes no meio, que possivelmente contam com uma enorme bagagem de conhecimento de mercado.

Ao conversar com eles e expor algumas das suas ideias, é grande a chance de surgir um novo insight. É possível se inspirar e aprender bastante ao ouvir histórias e cases de sucesso de empresas que superaram processos semelhantes aos seus.

Isso possibilita novas ideias, que podem chegar com um viés diferente do que você imaginava para o seu projeto. Voltando um pouco ao assunto, esse é o verdadeiro conceito de serendipidade, certo? Então, vale a pena apostar em eventos como esses, pois eles podem trazer resultados inesperados para você.

2. Torna a sua marca conhecida

É claro que, se você está em um evento para aumentar o network da sua marca, um dos objetivos é torná-la o mais famosa possível. Sendo assim, uma boa estratégia é falar sobre os seus projetos de uma forma atrativa. Mostre sempre as vantagens do desenvolvimento da startup a fim de se fazer presente no meio em que quer atuar.

Não se esqueça de que as pessoas que estão ali estão interessadas no que startups como a sua têm a oferecer. Afinal, soluções úteis e inovadoras estão entre os bens mais valiosos do mercado. Esses profissionais querem conhecer tais propostas de perto e, quem sabe, oferecer o apoio necessário para que elas se concretizem.

Esse tipo de contato também é capaz de reforçar o seu comprometimento em alcançar os objetivos do negócio, bem como desenvolver as melhores ferramentas a fim de se destacar.

3. Aumenta o seu conhecimento sobre a área

Outro grande benefício de participar de eventos para aumentar o network é exatamente o fato de potencializar a sua compreensão sobre a área. Isso quer dizer que, após ouvir e trocar informações com várias pessoas, o seu nível de entendimento será bastante elevado.

Quer outra vantagem? Você poderá receber apoio de profissionais que desejam investir em ideias promissoras como a sua, e ainda contar com um verdadeiro impulso na aceleração da sua startup.

Uma dica muito importante é não ter medo de perguntar, de tirar dúvidas, de demonstrar interesse e até mesmo de ser honesto quanto às incertezas sobre os seus planos.

Muitos criadores, por vezes, não compartilham suas ideias por receio de que elas sejam copiadas. Fuja desse comportamento e conte ao menos o caminho que quer seguir. Lembre-se: para executar a sua ideia, é preciso um fator muito importante: você.

E então, viu como aumentar o network é essencial para a sua startup? Fique de olho nos eventos mais relevantes para sua área de atuação e onde seus potenciais clientes podem estar. Dessa forma, você vai encontrar as pessoas certas para ajudar o seu negócio a decolar de vez.

Gostou do conteúdo? Ele ajudou a tirar algumas dúvidas? Aproveite e confira uma lista completa de eventos na Oxigênio Aceleradora que você pode participar!

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