O que é posicionamento de produto e por que é importante
Encontrar maneiras de realizar um posicionamento de produto efetivo, capaz de gerar diferenciais e atrair investidores, é fundamental para assegurar bons resultados para a sua empresa. Nesse sentido, existem diversas formas de posicionar as soluções no mercado e o primeiro passo para fazer isso é conhecê-las.
Com esse entendimento, é possível identificar a maneira mais coerente para a sua solução, assegurando diferenciação de mercado e crescimento constante e sustentável. Quer saber mais sobre posicionamento de produto? Então, continue a leitura e confira este texto agora mesmo!
Sumário
O que significa posicionamento de produto?
Ao compreender o que é posicionamento de produto, é possível dar o primeiro passo para construir uma empresa sustentável e de sucesso em seu nicho de mercado. Nesse sentido, o conceito está relacionado com a estratégia de destacar as características e benefícios únicos de um item para diferenciá-lo da concorrência e atrair um público-alvo específico.
Para posicionar o produto de maneira adequada, é preciso entender quais são os diferenciais dele e comunicar isso de maneira clara e convincente ao público, mostrando como esse item é capaz de atender às necessidades e desejos dos consumidores.
Essa capacidade acaba criando uma percepção distintiva e valorizada na mente dos clientes. Essencialmente, esse conceito consegue mostrar onde o produto se encaixa no mercado e na mente do consumidor em relação aos concorrentes.
Como posicionar um produto?
Após entender o conceito de posicionamento de produto, o próximo passo é descobrir quais são as principais formas de posicionar as soluções da empresa. Por isso, listamos várias práticas úteis para usar em seu negócio. Veja mais, a seguir.
Diferencial competitivo
A primeira forma que você pode usar para fazer o posicionamento do produto é mostrando o seu diferencial competitivo. Ele está relacionado à capacidade de fazer o consumidor entender que o item é único e superior aos concorrentes.
Nesse sentido, pode-se usar diferentes estratégias, como destacar uma característica específica, a tecnologia inovadora usada, a qualidade excepcional que o difere das outras opções do mercado, o design diferenciado que ele apresenta ou qualquer outro aspecto que ofereça valor adicional aos clientes.
Por exemplo, uma marca de smartphones pode se destacar no mercado pela qualidade de seus produtos, mas principalmente pela capacidade de integração entre hardware e software, oferecendo uma experiência de usuário única e coesa que seus concorrentes têm dificuldade em replicar.
Segmentação de mercado
A segmentação de mercado e posicionamento de produto também tem muita relação. Por exemplo, é possível dividir o mercado em grupos distintos de consumidores com características e necessidades semelhantes.
Dessa forma, a empresa tem um melhor entendimento das preferências e necessidades do público. Consequentemente, é viável elaborar estratégias personalizadas de marketing e posicionamento para atender a cada segmento de forma mais eficaz.
Imagine um negócio de roupas esportivas que divide o mercado em atletas profissionais, entusiastas do mundo fitness e consumidores casuais. Ao entender as necessidades e preferências de cada grupo, a empresa pode adaptar seu posicionamento de produto e oferecer opções alinhadas ao que cada um deles precisa.
Estratégia de precificação
Outra forma de fazer o posicionamento do produto é utilizando uma abordagem via preços. Nesse sentido, é preciso considerar fatores como custos, demanda de mercado e percepção de valor pelos clientes.
Ao elaborar uma maneira estratégica de precificar os itens vendidos pela empresa e criando mais valor em relação aos concorrentes, é possível garantir a rentabilidade do produto e sua competitividade no mercado.
Suponha que você tem uma cafeteria que vende cafés especiais de origem única e de maior qualidade. Ao usar uma comunicação que destaca esses benefícios, é possível diferenciar o negócio por preços e cobrar valores mais altos, dada a maior percepção de valor por parte dos clientes.
Construção de lealdade à marca
Fidelizar o público-alvo também é uma forma de posicionar o produto de maneira diferenciada e, com isso, elevar a lucratividade da empresa. Nesse sentido, existem diversas formas de aumentar a lealdade à marca.
Ao criar uma conexão emocional e duradoura entre os consumidores e a marca, seja por meio de entregas de qualidade, seja com uma experiência excepcional, torna-se possível construir uma comunidade fiel e engajada, o que ajuda a manter sua posição no mercado.
Por exemplo, existem empresas de streamings que foram capazes de desenvolver conteúdos originais e exclusivos, oferecer personalização de recomendações e proporcionar um serviço de assinatura conveniente, criando uma experiência consistente e envolvente para seus clientes capaz de gerar lealdade.
Relevância a longo prazo
Também é preciso pensar no longo prazo na hora de fazer o posicionamento de produto do seu negócio. Por exemplo, considerar as preferências do consumidor e as tendências da indústria que você está pode ajudar.
Por isso, é fundamental fazer um monitoramento constante do ambiente de negócios e ajustar o posicionamento do produto para manter sua atratividade e alinhamento com as necessidades do mercado ao longo do tempo.
Esse tipo de ação envolve expandir a linha de produtos conforme os consumidores mudam as suas preferências, além de ter a capacidade de inovar para continuar se diferenciando dos competidores de mercado.
Atratividade para investidores
Por fim, vale mencionar a necessidade de ter capital para manter um bom posicionamento do produto. Para isso, é importante que as soluções da empresa sejam capazes de gerar retornos financeiros sólidos e sustentáveis.
Esse tipo de situação é alcançada ao demonstrar que o produto tem potencial de crescimento, lucratividade e valorização no mercado. Com isso, consegue-se influenciar o interesse e obter apoio de investidores em seu desenvolvimento e expansão.
Suponha que você tenha uma startup de tecnologia que desenvolveu uma nova solução de inteligência artificial para automação de processos empresariais. É preciso ter uma estratégia clara para escalar o negócio e gerar lucros consistentes no futuro para atrair investidores.
Ao compreender as melhores formas de fazer o posicionamento de produto, a empresa tem maior potencial de crescimento, além de atrair novos investidores que podem ajudar nos projetos de expansão. Por isso, entender como usar cada dica que você viu nesse texto para posicionar os seus produtos é essencial.
Quer saber mais sobre estratégias de negócio? Então, confira o que é dimensionamento de mercado e como fazê-lo!