Plano de negócios da startup: entenda como estruturá-lo
Quem observa as histórias de sucesso de grandes empreendimentos que hoje são considerados unicórnios da indústria, muitas vezes não imagina o tamanho do processo de estudo de mercado, da pesquisa sobre os consumidores, da análise de informações e da tomada de decisões que permitiram que a empresa chegasse a esse patamar. Por isso, entender o que é plano de negócios na startup e como estruturar é um passo essencial, pois determina os rumos a serem tomados no negócio.
O objetivo deste artigo é apresentar as informações mais relevantes a respeito do assunto. Você vai conhecer o que é esse plano, como estruturá-lo, qual a sua importância e quais são os principais desafios a serem superados em sua construção. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
Sumário
O que é o plano de negócios da startup?
Antes de avançarmos sobre como construir esse documento e os desafios que ele pode apresentar, é necessário entendermos qual a sua importância e finalidade. O plano de negócios da startup é essencial para o início de uma empresa.
Trata-se de um documento que reúne todas as informações necessárias para o estudo do mercado, para análise de viabilidade, para a estruturação do negócio e o seu gerenciamento. Sendo assim, esse plano funciona como um road map que dá suporte à tomada de decisões, estabelece um norte para o crescimento e ajuda a superar momentos de crise.
Qual é a importância do plano de negócios?
Elaborar um plano de negócios é um passo importante para compreender quais as melhores estratégias para a startup. Como é um documento em constante evolução e aprimoramento, pode funcionar como uma fonte de informações sobre o mercado e em relação ao próprio empreendimento.
Além disso, o plano de negócios nunca é estático, ou seja, ele não deve ser construído apenas antes de iniciar uma ideia. Na verdade, ele precisa ser atualizado conforme a empresa se desenvolve.
Nesse documento encontramos informações como análises de mercados, sistema de produção, divisão de trabalho, organização das finanças e planejamento projetado. Agora que compreendemos o que é e a importância desse instrumento de gestão, vamos conhecer mais detalhes sobre como construir esse plano para a sua startup.
Quais são os 3 motivos para desenvolver o plano de negócios da startup?
Agora que você já saber qual é a importância de elaborar o plano de negócios da startup, vamos apresentar 3 motivos pelos quais você não deve negligenciar essa etapa tão importante para o desenvolvimento do negócio. São elas:
- atraia investidores: por meio do plano de negócios, é possível deixar claro o potencial da startup. Assim, fica mais fácil atrair investidores e obter crédito para fazer a startup crescer;
- defina objetivos: por meio do plano de negócios você consegue estabelecer quais são os objetivos da startup e como pretende alcançá-los;
- conheça o mercado: como é necessário estudar o mercado em que vai atuar, o plano de negócios auxilia a aumentar o conhecimento sobre o segmento e encontrar boas oportunidades.
Portanto, para conseguir se diferenciar da concorrência, fazer sua startup acelerar e lucrar, vale investir na elaboração do plano de negócios.
E as 5 vantagens de elaborar um plano de negócios?
Agora que você já conhece os motivos, vamos ver também quais são as vantagens que um plano de negócio pode gerar para sua startup. Confira abaixo.
1. Conhecimento do negócio
Por meio do plano de negócios é plausível compreender melhor sua ideia, as oportunidades que seu negócio vai encontrar, como é possível diferenciá-lo da concorrência, além de entender com mais precisão cada área da startup. Assim, você pode gerenciar de forma otimizada e consegue bons resultados.
2. Entendimento da viabilidade da ideia
O plano de negócio fornece uma visão mais clara sobre o potencial da ideia que você teve. Por exemplo, ao estudar o segmento de atuação, é possível entender se a oportunidade que você viu realmente existe. Além disso, consegue-se ter mais clareza sobre custos, potenciais lucros e, consequentemente, viabilidade da ideia.
3. Definição de posições
A criação do plano estabelece quais as posições de cada membro do projeto e atribui responsabilidades para que a startup alcance seus objetivos. Desse modo, é possível otimizar os aspectos operacionais da empresa e melhorar o fluxo de processos internos do negócio.
4. Vantagem competitiva
Contar com inteligência e planejamento nos negócios é uma grande vantagem competitiva. Isso significa que desenvolver um bom plano faz com que você passe mais credibilidade para os novos investidores, possa ter um passo a passo do crescimento do projeto e ainda consiga estabelecer os limites do orçamento.
5. Acompanhamento dos resultados
Por meio desse documento é possível estabelecer as metas e apresentar alguns dados importantes para o negócio. Após colocar suas ideias em prática e iniciar o desenvolvimento da startup, o plano de negócios se torna um recurso para o acompanhamento de resultado e a comparação entre o que foi proposto e o que entrou em vigor.
Como estruturá-lo para ser aprovado no processo de aceleração?
Para desenvolver um plano de negócios, é preciso seguir algumas etapas fundamentais. Elas são importantes porque conferem mais credibilidade ao plano e aumentam as chances de aprovação em processos de aceleração de startups.
Isso porque demonstram a preocupação dos fundadores em dedicar tempo e esforço em um planejamento mais sólido e racionalmente embasado sobre os problemas que a empresa pretende resolver e nas soluções que ela oferece.
Realize um estudo aprofundado
A primeira etapa para a construção de um plano de negócios da startup é realizar um estudo aprofundado, buscando entender quem são os consumidores e quais as suas necessidades.
Por meio dessa etapa, você consegue otimizar as estratégias de seu negócio e tem mais chances de fazer sua startup crescer. Além disso, é viável entender quem são os potenciais consumidores e como é possível atendê-los de maneira eficiente.
Faça a proposição de valor
Outro ponto é fazer a proposição de valor, ou seja, o que a startup pretende agregar na vida dos clientes ou empresas (no caso B2B) como uma solução aos seus problemas. Por meio dessa etapa, você consegue compreender como vai se diferenciar da concorrência.
Além disso, é importante colocar no papel quais são as possibilidades que o mercado em que sua startup vai trabalhar e como você pretende aproveitar tais oportunidades para otimizar os recursos.
Defina como a empresa vai se organizar
Depois desses estudos iniciais, será possível começar a definir como a empresa vai se organizar para entregar o valor proposto e resolver as dores dos seus clientes. Logo, na terceira etapa passamos à estruturação da empresa, definindo itens como o levantamento da necessidade de investimento, organizando recursos para a compra de equipamentos, desenvolvimento de softwares, recursos humanos e a definição de um processo de trabalho.
Reúna as variáveis a serem gerenciadas
Essa última etapa é um pouco maior, pois tem mais variáveis a serem gerenciadas, como o entendimento das fontes de receita, a avaliação da estrutura de custos do negócio e a construção de projeções financeiras. Nessa etapa, é preciso ter sempre como referência a construção da melhor experiência do cliente, pois ela impacta diretamente a satisfação final com o produto ou serviço.
Quais são os principais desafios de fazer um plano de negócios?
Por fim, cabe explicar quais são os principais desafios enfrentados na construção de um plano de negócios. Eles são muito comuns e, por isso, é necessário superá-los para conseguir obter o máximo de aproveitamento da ferramenta. Confira!
Incerteza em relação aos pontos do plano de negócio
A construção de uma empresa nunca é uma atividade simples e isso decorre das incertezas que são próprias da atividade. O mercado muda constantemente, novas tecnologias surgem e concorrentes aparecem com propostas mais interessantes. Da mesma forma, além do ambiente de mercado, todas as empresas estão sujeitas a mudanças no cenário macroeconômico, como recessão, desemprego, crises etc.
Todas essas variáveis precisam ser consideradas na construção do plano. De nada adianta um planejamento que não leva em conta essas incertezas. Portanto, um dos meios mais eficientes de reduzir seu impacto é adotar metas e estratégias menos rígidas e capazes de acompanhar o próprio andamento do mercado.
Grande quantidade de decisões no momento inicial
Lidar com a tomada de decisões é algo trivial para qualquer empreendedor. No entanto, quando se inicia uma startup, essas escolhas têm um peso ainda mais relevante, pois qualquer erro, seja de produto, seja de processo ou planejamento, pode levar ao fim do projeto antes mesmo que ele chegue ao mercado.
Para dificultar ainda mais, a quantidade de decisões a serem tomadas nesse período também é muito grande, o que pode levar a erros sérios, que comprometem o futuro do negócio.
Sendo assim, para lidar com essa situação, é preciso que o empreendedor se municie de informações relevantes antes de qualquer escolha. É preciso contar com auxílio especializado, como profissionais mais experientes, incubadoras e aceleradoras. Treinamentos e cursos também ajudam nesse processo e aumentam as chances de sucesso.
Entender o que é plano de negócios para startup contribui diretamente para melhorar seu projeto e tornar suas ideias irresistíveis aos investidores. A análise de dados deve ser uma constante, pois é esse processo que proporciona informações de qualidade, que vão permitir também um maior embasamento nas decisões tomadas sobre o empreendimento.
E então, o que achou do artigo? Já conseguiu assimilar o que é necessário para desenvolver o seu plano de negócios na startup? Aproveite para seguir nossa página nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e no LinkedIn!